Pesquisa

23/08/18 Marketing

Cenário econômico muda comportamento dos pais

Janeiro é o mês de maior procura das famílias por escolas

Atrair e manter alunos são os maiores desafios da Gestão Escolar. Pensando nisso, o Sistema Positivo de Ensino realiza constantes pesquisas de mercado na área da educação e as compartilha com as escolas conveniadas. O objetivo é contribuir com informações e argumentos estratégicos, como as últimas tendências de comportamento e consumo, para auxiliar no crescimento das escolas parceiras.

Nesse sentido, os dados coletados durante a última pesquisa encomendada pelo Sistema Positivo de Ensino auxiliam a compreender como mães e pais selecionam a escola dos filhos. Para tanto, durante o mês de setembro foram entrevistados 1.111 pais em 11 cidades brasileiras, com filhos de 4 a 17 anos, matriculados em escolas particulares, com renda mensal entre R$ 2.900 e R$ 14.900. A pesquisa investigou o perfil das famílias, quais são os principais canais de busca por uma escola, os fatores primordiais da escolha, o período do ano em que a decisão foi tomada e qual é a importância do material didático na decisão.

Seja uma escola conveniada. Seja Positivo.




Ao analisar os dados, podemos observar mudanças nos hábitos de consumo que o pós-crise deixou: clientes mais cautelosos em relação a preço e exigentes com a qualidade de ensino. Um dos fatores que contribuem para isso é a presença e o uso cada vez maior das redes sociais, que torna mais fácil comparar valores, promover produtos, investigar a reputação das marcas e compartilhar experiências de compra.

Como resultado disso, os consumidores se transformaram em verdadeiros influenciadores e, por isso, investir em estratégias que os tornem embaixadores da sua marca é o melhor plano. Para saber como fazer isso e ser a primeira opção dos pais, fique atento às próximas dicas.

Cenário atual: a força das mães na seleção da escola

45,1% dos decisores são pais e mães juntos;

37,5% dos decisores são apenas as mães;

7,7% dos decisores são apenas os pais;

9,8% dos decisores são outros responsáveis.

Ou seja, as mães influenciam em 82,6% das decisões

(Dados extraídos da pesquisa de mercado 2017/2018 encomendada pelo Sistema Positivo de Ensino)

6 oportunidades para a sua escola se destacar no processo de escolha dos pais

  • PERÍODO DE MAIOR PROCURA POR ESCOLAS

Pais estão deixando a decisão para o começo do ano, período em que as escolas também têm feito ofertas mais intensas (pela falta de procura no segundo semestre do ano anterior). Por isso, a dica é trabalhar com a campanha de matrículas o ano todo, mas reforçá-la no final e no começo do ano de forma diferente, com ofertas e condições especiais.

14,2% em outubro

21,8% em novembro

18,2% em dezembro

25,1% em janeiro

  • REDES SOCIAIS MAIS UTILIZADAS

Quem tem uma página da escola no Facebook já sai na frente, pois exibe seus pontos fortes, mostra atividades que desenvolve com alunos e reforça sua marca, dando visibilidade à escola perante a comunidade de pais e educadores.

26% no Facebook

6,7% no Google+

4,8% no Instagram

1% no WhatsApp

  • SITES MAIS UTILIZADOS PARA FAZER A BUSCA

Uma das primeiras ações da busca por uma escola é fazer pesquisas na internet. Por isso, esse é o momento de investir em presença on-line com website próprio e campanhas de mídia digital no Google. Posicione-se para se mostrar relevante e confiável aos pais.

58,9% no Google

13% no site da escola

7,4% em site sobre escolas

  • PAPEL DA INTERNET NA BUSCA POR UMA ESCOLA

Evidencie no site da escola e nas redes sociais os principais elementos que diferenciam sua instituição. O que só tem em sua escola? Explore isso e mostre aos alunos e às famílias em prospecção. Monitore sempre os comentários em suas páginas, seja solícito e responda rápido, pois dessa forma você cria uma “vitrine” demonstrando seu excelente atendimento.

56,4% conhecer os atributos da escola

50,6% ler comentários sobre a escola

  • IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO

Destaque em todos os canais de comunicação o material didático escolhido, utilizando a parceria com o Sistema Positivo de Ensino como diferencial. Durante as visitas de pais na escola, mostre os livros, deixe-os folhear para ver a qualidade da impressão, ilustrações e conteúdos apresentados.

SIM 68,2%

NÃO 31,8%

  • CRITÉRIOS MAIS IMPORTANTES NA ESCOLHA

Invista em ações que demonstrem a qualidade da proposta pedagógica e os diferenciais da solução: livro digital, Positivo On e livros didáticos integrados pensados para cada nível escolar. Faça ações na região da escola com mídia digital e, principalmente, deixe o endereço do colégio em destaque. Também mostre aos pais o que compõe o valor da mensalidade.

1° ensino de qualidade

2° localização

3° mensalidade

08/01/20

Marketing baseado em pessoas: o que é e por que você deve usar na sua escola

Tendência baseada na coleta de dados sobre usuário ajuda na fidelização e no crescimento saudável da sua marca

12/01/21

Como fidelizar alunos na quarentena

Conheça algumas ações criativas de uma escola conveniada para fidelizar alunos em tempos de pandemia e isolamento social

23/08/18

Muro de colégio foi assunto nacional

Com uma única ação de marketing, escola conveniada teve repercussão em todo o país

23/08/18

Foco na campanha de matrículas

Sistema Positivo de Ensino junto à sua escola no desafio de reter e conquistar mais alunos