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12/01/21 Marketing

Como fidelizar alunos na quarentena

Conheça algumas ações criativas de uma escola conveniada para fidelizar alunos em tempos de pandemia e isolamento social

Fidelizar alunos está entre os principais desafios para as instituições de ensino. Em um ano com tantas incertezas e mudanças repentinas nas suas estruturas e rotinas – provocadas pela pandemia e isolamento social –, essa missão se tornou ainda mais trabalhosa para as escolas. 

Em 2021, a necessidade de reter alunos e captar novos deve ser ainda maior. Então, como enfrentar este cenário e conquistar resultados positivos?

Para ajudar você e sua escola, separamos algumas orientações importantes e trouxemos exemplos de ações criativas realizadas por uma de nossas instituições conveniadas para fidelizar alunos na quarentena. Acompanhe! 

Conectar escolas e famílias

“Educação inovadora, que transforma e conecta com o mundo. Valores, tradição e inovação”. Foi com este tema e slogan que a Imaculada Rede de Educação (com 13 escolas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo conveniadas com o Sistema Positivo de Ensino) iniciou sua campanha de matrículas de 2020, muito antes de imaginar o que aconteceria algum tempo depois. 

A pandemia chegou no país, a rotina escolar mudou e as instituições precisaram se adaptar, transformar, inovar. Tudo para preservar a qualidade na educação e o relacionamento com as famílias e alunos.

Com um tema forte e tão próximo do novo cenário exigido pela quarentena, a proposta da Imaculada continuou valendo para todo o ano. E se estendeu para 2021, sendo apenas adaptada. Agora, com o tema “Educação transformadora, excelência em ensino presencial ou remoto”, e o slogan “Valores, inovação, superação e paixão por ensinar”.

A partir disso, foram desenvolvidas diversas ações criativas para fidelizar alunos em tempos de quarentena. O objetivo principal da escola é “conectar-se ainda mais com famílias, pais e alunos. E reforçar a eles que o formato das aulas mudou, mas que as escolas estão preparadas para qualquer tempo”, conta Luciana Vidal, jornalista e consultora de Comunicação e Marketing da Imaculada.

Confira algumas das ações da Imaculada Rede de Educação:

  • Destaque para as 10 competências essenciais da BNCC – o destaque foi intensificado, com o objetivo de mostrar que a Imaculada Rede de Educação está alinhada com as aprendizagens essenciais. 
  • Criação de um cartão de visita interativo e virtual – enviado para a família por WhatsApp para quem deseja conhecer a escola, ou já conhece, mas quer se atualizar, clicar nos ícones e ser direcionado aos perfis e canais da escola nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp). E, ainda, pode fazer um passeio virtual pelos ambientes da instituição. 
  • Tour Virtual 360° – disponibilizado no site e com navegação intuitiva, a ferramenta foi desenvolvida para facilitar a visita das famílias para conhecer a escola, sem sair de casa.
  • Cartilha Educativa – com o objetivo de se antecipar ao retorno das aulas presenciais, o material foi disponibilizado no site para todas as famílias e apresenta o conjunto de diretrizes sobre de que maneira as instituições vão proceder em um eventual retorno físico.
  • Sinalização visual – cartazes, adesivos e avisos foram distribuídos pelas escolas com normas de segurança e orientações sobre o momento de pandemia e isolamento social.
  • Reformulação do site – para uma comunicação mais atrativa e eficiente, os sites de todas as escolas da rede ganharam cara nova com a campanha de matrículas de 2021. 
  • Redes sociais ainda mais ativas – com os educadores estimulando o envio de fotos e vídeos das atividades realizadas pelos alunos para serem compartilhadas nas redes sociais, a interação das escolas e famílias foi incentivada – elas se tornaram grandes aliadas das instituições para fidelizar alunos em tempos de quarentena.
  • Ensino remoto de qualidade – com a implantação do ensino híbrido e novos recursos digitais, aplicativos, ferramentas e plataformas.
  • Ações para aproximar alunos, famílias e escolas – durante o ano todo, foram realizados eventos festivos com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre escolas e famílias. Alguns deles: Festa Junina Solidária Drive-Thru, que contou com live de uma banda musical e interação ao vivo com famílias nas redes sociais; Dia da Família, com a benção dos veículos das famílias participantes; Dia do Encontro; Drive-Thru da Primavera, Encontro Walk-Thru Terceirão; e Dia das Crianças. 

Segundo a jornalista, o objetivo foi reforçar, por meio dessas ações, a presença na vida das famílias. “Vale a pena destacar que em todos os eventos foram mantidas as regras de segurança, com o distanciamento físico mínimo exigido, máscaras e álcool gel. O recado final foi ‘estamos com saudades, queremos vocês juntos e continuaremos conectados’”, complementa.

3 dicas para fidelizar alunos na quarentena e em qualquer momento:

1. Bom relacionamento com as famílias, dentro e fora da escola 

É fundamental que a instituição tenha a valorização da família entre suas prioridades. E ela envolve gestão, educadores, demais funcionários, famílias e alunos. Vale a pena apostar em ações e eventos nos quais todos participem e que este relacionamento seja fortalecido.

2. Atendimento e ensino de qualidade 

Não há como pensar em fidelização de clientes sem procurar manter a qualidade nos serviços oferecidos. E isso se intensifica no mercado educacional. É importante priorizar um corpo docente e quadro de funcionários capacitados. 

3. Aulas inovadoras e atividades extracurriculares

Inovação e variedade podem ajudar, e muito, na fidelização de alunos, visto que demonstram uma melhor estrutura da escola e a busca por atualização. Para isso, vale a pena investir em tecnologia e aproveitar todos os seus recursos.

Gostou dessas dicas? E na sua escola, quais são as medidas para fidelizar alunos na quarentena? Para mais informações como essas, continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram.

 

 

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