Pesquisa

30/04/20 Marketing

Coronavírus: Como manter o contato e fortalecer a parceria da escola com familiares na pandemia

Confira algumas ações simples de serem feitas, mas importantes para fortalecer a relação entre escola, alunos e familiares, em tempos de distanciamento social.

A paralisação de aulas, provocada pela pandemia do novo coronavírus, tem demonstrado o quanto a escola é um elo importante na vida das famílias. Ao mesmo tempo, manter esta parceria durante a quarentena pode ser a diferença entre a desistência e a permanência dos seus clientes.

Para auxiliar neste momento delicado, listamos algumas ações simples, mas importantes para fortalecer a relação da sua escola com os alunos e familiares, apesar do distanciamento social. 

Aliás, um bom ponto de partida, que já pode ficar como uma dica extra, talvez seja rever dois dos maiores termos do momento: “distanciamento social” e “isolamento social”. Por que não combinarmos com os pais e alunos que se trata apenas de um “distanciamento físico”? 

Afinal, graças à internet e às redes sociais, temos inúmeras formas de nos relacionarmos com as pessoas sem necessariamente estarmos no mesmo lugar. Estamos longe e ao mesmo tempo próximos. E isso nos leva à nossa primeira sugestão.

Mantenha um canal de comunicação aberto

O importante neste momento é fortalecer esse laço de confiança com as famílias. É inevitável que o estresse gerado pela pandemia não reflita diretamente no ambiente familiar. As casas agora também são local de trabalho e de estudos. Por isso, faça com que os pais percebam uma escola ainda mais próxima. Mantenha um canal aberto (via telefone, e-mail ou redes sociais) para acolher e orientar os familiares.

Oriente a realização das atividades

Disponibilize atividades adequadas a cada faixa etária dos alunos, com tutoriais para auxiliar os familiares em sua aplicação, além de dicas e ferramentas sobre qual a melhor maneira de apoiar os estudos. Sugira também atividades lúdicas e que envolvam toda a família. É muito importante incentivar momentos de descontração em um período que crianças e jovens estão impedidos de sair de casa. O SPEcomVocê é uma boa ferramenta.

Vá além do suporte educacional

Ofereça apoio psicológico para controle de ansiedade e indique atividades que auxiliem no combate ao estresse causado pelo isolamento físico. Oriente também sobre a manutenção de uma rotina dentro de casa. É fundamental para o bem-estar e rendimento escolar que os alunos tenham horários definidos para alimentação, estudo, brincadeiras, acesso à Internet e equipamentos eletrônicos, banho, sono, etc. 

Seja transparente

Informe claramente sobre as medidas que a escola está tomando para reduzir custos e sobre eventuais descontos nas mensalidades ao longo da crise. Este ponto é importante não só na relação com os pais, mas também na gestão financeira durante a pandemia causada pela COVID-19 . Coloque-se como a única fonte de informações a respeito das decisões e estratégias adotadas pela instituição. Estabeleça dias da semana para enviar comunicados oficiais em nome da gestão escolar para. E para evitar boatos e desinformação, alinhe com a sua equipe sobre como as notícias serão repassadas às famílias.

23/08/18

Muro de colégio foi assunto nacional

Com uma única ação de marketing, escola conveniada teve repercussão em todo o país

02/12/19

O que é um defensor de marca e como conquistá-lo?

Conheça uma estratégia de marketing que pode elevar os resultados da sua instituição

17/04/19

Estratégias de marketing digital para conquistar mais alunos

Seja para aquisição ou retenção, as instituições devem estar presentes na internet para se posicionar e garantir a lembrança na hora da escolha de mães e pais

23/08/18

Sugestões de conteúdos para produzir nas redes sociais de sua escola