Pesquisa

15/01/21 Gestão Escolar

Dicas de planejamento escolar para 2021

É o momento de reavaliar o pedagógico e as finanças, além da relação com a comunidade escolar

Planejar o ano ajuda a alcançar objetivos de maneira mais efetiva. Por isso, essa tarefa é essencial para manter os setores da escola no lugar e não ser pego de surpresa pelo ano que se inicia. Mas a organização não pode ficar restrita ao pedagógico. O planejamento escolar para 2021 deve analisar as finanças, o marketing e a relação com a família e com a equipe, entre outros setores, sempre separando tempo para cada um desses núcleos. 

É assim que a qualidade dos serviços oferecidos pela sua instituição aumenta, as relações pessoais melhoram e os propósitos se tornam mais transparentes. 

Para elaborar seu ano de maneira produtiva, é preciso tomar como base o ano que passou, entender os erros e acertos e, a partir disso, estabelecer metas e processos. Pensando em tudo isso, separamos dicas para planejar o seu 2021. Confira! 

Planeje o dia a dia pedagógico

Algumas práticas pedagógicas se repetem todos os anos, não é mesmo? Sabemos que em determinadas épocas teremos avaliações, festas comemorativas e reuniões com a família, por exemplo. 

Por isso, ao fazer o planejamento escolar para 2021, é preciso estar atento às datas em que essas atividades acontecerão, para transferir as atividades que precisam de mais atenção para os dias e meses mais livres.

Por exemplo, janeiro é um ótimo mês para atividades como:

  • Aos que iniciam as aulas neste mês, realizar a semana pedagógica planejada no ano anterior. Aos que iniciam posteriormente, planejar a intencionalidade da formação pedagógica de cada início de ano letivo.
  • Preparar a recepção da equipe docente.
  • Disponibilizar os materiais necessários: para quem vai iniciar as aulas ou para quem vai realizar a formação pedagógica.
  • Reservar espaços para organização e planejamento dos professores com sua orientação.
  • Ajustar calendário, turmas, festividades, avaliações – propor possibilidades de trocas.
  • Aos que iniciam aulas neste mês: organizar a recepção dos alunos, acolhimento dos novos e planejar ações de adaptação de acordo com a faixa etária.
  • Realizar reunião de pais.
  • Organizar um plano de ação com base em indicadores.

Diário de Bordo

Para ajudar nesse processo de organização, preparamos o Diário de Bordo, um planner que considera o calendário escolar e as atividades preestabelecidas durante o ano e dá espaço para planejar, criar e personalizar o seu dia a dia. 

No Diário de Bordo, o coordenador encontrará uma sugestão de divisão das semanas por público. Ou seja, cada semana do ano terá foco em um dos membros da comunidade escolar: aluno, professor, família, etc. Assim, nenhuma atividade passará em branco.

Para facilitar a rotina e transformar 2021 em um ano mais estável e cheio de metas realizadas, coordenadores das escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino receberão esse material. Fique ligado!

Datas comemorativas

Falando em dias importantes para as instituições de ensino, confira aqui algumas datas comemorativas que são oportunidades pedagógicas para a sua escola e insira-as no seu planejamento escolar para 2021:

  • Dia do Trabalhador (01/05)
  • Dia das Mães (09/05)
  • Dia Internacional da Família (15/05)
  • Dia Nacional dos Museus (18/05)
  • Dia do Pedagogo (20/05) 
  • Dia Nacional da Saúde (05/08)
  • Dia Nacional dos Profissionais de Educação (06/08)
  • Dia dos Pais (08/08)
  • Dia do Estudante (11/08)
  • Dia Mundial da Fotografia (19/08)
  • Dia do Folclore (22/08)
  • Dia das Crianças (12/10)
  • Dia do Professor (15/10)
  • Dia do Diretor (12/11)
  • Dia da Consciência Negra (20/11)
  • Dia do Orientador Educacional (04/12)

Organize a comunicação com a comunidade escolar 

O ano de 2020 mostrou que a comunicação é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento da escola e dos alunos, não é mesmo? 

Por isso, se a sua escola ainda não organizou a comunicação com a comunidade escolar, esse é o momento de colocar estratégias em ação no seu planejamento escolar para 2021. Entenda cada uma dessas ferramentas e melhore sua comunicação:

Newsletter

Pode ser uma estratégia para comunicados gerais e periódicos. Para os alunos, é possível informar horários de aulas, atividades disponíveis no Positivo On e seus respectivos prazos, datas de provas e avisos da escola e dos professores. 

Já para os pais podem ser destacadas ações escolares, datas de recesso e conteúdos interessantes sobre educação.

WhatsApp

Gera um contato imediato e próximo. Pode ser usado para dar avisos importantes à família de maneira mais direta. E também funcionar como um canal aberto de comunicação, em que pais, responsáveis, alunos e até mesmo professores podem tirar dúvidas. 

Redes sociais

São importantes para interação e comunicação mais direta, além de funcionar como uma estratégia de marketing para a sua instituição. 

Além de toda a comunidade escolar poder entrar em contato com a sua escola por meio dos canais de mensagem, é possível mostrar um pouco dos bastidores da instituição e, em médio ou longo prazo, essa ação pode trazer mais engajamento e, consequentemente, alunos.

Acompanhe a sua equipe 

Para que planejamento e organização saiam do mundo das ideias, é preciso caminhar lado a lado com a sua equipe. Isso porque é o trabalho em conjunto que faz com que as metas estabelecidas para a escola sejam realizadas.

Por isso, entender os passos que a sua equipe está dando diariamente ajuda a compreender o status dessas metas e mostra presença diante dos acertos, erros e dificuldades.

Separamos alguns aplicativos que podem ajudar no seu planejamento escolar para 2021: 

Trello e Asana

Proporcionam um acompanhamento de atividades diárias, semanais e mensais. Além disso, permitem que as atividades sejam desmembradas em tarefas menores e que seu desenvolvimento possa ser acompanhado por todos.  

Slack e Discord

Por meio deles, a comunicação acontece em tempo real, já que todos os colaboradores podem estar on-line e interagir em simultâneo. 

A proximidade desses aplicativos gera uma sensação maior de presença e apoio, já que o distanciamento social continuará em 2021. 

Além disso, eles também facilitam o monitoramento do horário de trabalho e ajudam a separar a vida pessoal e profissional, priorizando a saúde mental da equipe escolar. 

Fique de olho nas finanças 

Muitas dinâmicas escolares mudaram em 2020. A tendência é que as coisas continuem se transformando e que, consequentemente, a escola se adapte às necessidades impostas pela pandemia do coronavírus também em 2021. 

Por isso, a organização das finanças precisa de atenção redobrada no seu planejamento escolar para 2021. Nossas dicas são: 

Analise as despesas 

Livre-se de gastos que não contemplam o ano de 2021. Se as ações se transformaram e a escola passou a se adaptar a novas necessidades, é normal que as despesas e as prioridades também se tornem diferentes durante o ano.  

Defina metas com os pés no chão

Dessa forma, as chances da sua escola ser uma realizadora em 2021 são muito maiores! Determine uma ordem de prioridades e, se preciso, reavalie as metas.

Siga o planejamento

O orçamento para 2021 foi definido e os gastos e prioridades também? É hora de seguir esse planejamento à risca! Dessa forma, sua escola segue em uma base estável e continua financeiramente saudável. 

Neste post, traçamos um panorama de como você pode se organizar neste ano, mas o assunto não se esgota aqui: o planejamento escolar para 2021 rende vários outros textos aqui no blog, não é? 

O que você achou da postagem? Converse com a gente nas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram e continue acompanhando o Blog Gestão Escolar.

Leia mais: A escola em tempos de pandemia: do planejamento à implementação da mudança

07/05/20

7 dicas para dar suporte aos professores e colaboradores da sua instituição

O momento pede uma série de mudanças, por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar o trabalho em grupo durante a quarentena.

31/03/20

5 plataformas on-line com conteúdos gratuitos para aprender na quarentena

Cursos e aulas gratuitas para alunos e professores continuarem aprendendo durante o isolamento contra coronavírus

22/11/19

Como transformar sua instituição em uma escola inovadora

Algumas mudanças na forma de ensinar e aprender têm transformado a educação. Entenda como aplicar isso na sua escola