Pesquisa

17/04/19 Marketing

Estratégias de marketing digital para conquistar mais alunos

Seja para aquisição ou retenção, as instituições devem estar presentes na internet para se posicionar e garantir a lembrança na hora da escolha de mães e pais

A internet é parte inseparável das nossas vidas, seja para informar, encurtar distâncias, criar conexões e até mesmo para fazer negócios. Vendo por esse ângulo, você já pensou no quanto é importante que a sua escola tenha uma presença estabelecida e relevante no universo digital? Afinal, os pais, mães e os alunos estão o tempo todo conectados e, hoje em dia, o “boca a boca” saiu das ruas para acontecer na internet, especialmente nas mídias sociais. Você sabia que a grande maioria dos pais buscam conhecer os atributos e ler comentários sobre a escola nas mídias sociais?

 

De acordo com a última pesquisa de mercado encomendada pelo Sistema Positivo de Ensino, os cinco fatores decisivos para que os pais e mães escolham por uma escola são: ensino de qualidade, localização, mensalidade, segurança e bons professores. Para ter acesso à pesquisa completa, seja uma escola conveniada ao Sistema Positivo de Ensino.

Seja uma escola conveniada. Seja Positivo.




Um bom planejamento de marketing digital, além de mais relevante e lucrativo do que as ações de marketing tradicionais – ou off-line – é capaz de acertar em cheio o público-alvo da sua escola e contar os principais diferenciais da sua instituição para os pais que procuram por esse tipo de informação.

 

A internet é uma grande “vitrine”, por isso, todas as grandes marcas e empresas têm seu espaço garantido no mundo digital. Com a sua escola, não pode ser diferente! Conheça o seu público-alvo, as necessidades dele e fidelize-o. Fique por dentro, gestor!

 

O QUE É MARKETING DIGITAL?

É o conjunto de estratégias que visam promover uma marca na internet usando diversos meios, canais digitais e métodos que permitem analisar resultados e dados em tempo real.

 

COMO A INTERNET PODE AJUDAR A SUA ESCOLA A CRESCER?

 

SITE

  • Destaque os seus diferenciais e mostre todas as vantagens da escola, como a proposta pedagógica, tecnologias adotadas, infraestrutura e atividades extracurriculares.
  • Invista num tour virtual (em vídeo ou em fotos) para que os pais possam ter uma ideia da infraestrutura da instituição.
  • Aposte em um site que também seja compatível com navegação em smartphones (mobile).
  • Apresente os profissionais e colaboradores que trabalham na instituição e o diferencial de cada um deles. Os pais gostam de sentir que conhecem os profissionais que trabalham na escola e convivem todos os dias com os seus filhos.
  • Mostre-se aberto a negociar condições especiais para o valor da mensalidade de acordo com a renda da família. Tenha um campo de contato para isso.
  • Traga informações sobre o sistema de ensino da escola, materiais e metodologia pedagógica utilizada.
  • Mantenha as informações de localização e contato sempre atualizadas!

 

 

MÍDIAS SOCIAIS

  • As mídias sociais mais utilizadas pelos pais são Facebook, Google+, Instagram e WhatsApp. Marque presença!
  • Quem tem página no Facebook sai na frente pois exibe seus pontos fortes, o dia a dia dos professores, reforça comunicados importantes, mostra atividades trabalhadas em sala de aula e fortalece a marca, dando visibilidade entre pais e educadores.
  • Crie uma vitrine que mostre o bom atendimento da sua escola. Sempre monitore os comentários, interaja com simpatia, seja solícito e responda com rapidez.
  • Invista em ações mais focadas durante o período de matrículas.
  • Destacar temas como o material didático é importante, pois é um dos assuntos mais pesquisados pelos pais.

 

ANÚNCIOS NO GOOGLE

  • Uma das primeiras ações dos pais é buscar a escola na internet, por isso o nome da sua escola precisa ter forte presença online em sites como Google. Para isso, invista numa boa estratégia de mídia digital.
  • Crie campanhas no Google AdWords, o serviço de anúncios do próprio Google.

 

BLOG

  • O conteúdo de um blog pode trazer informações sobre o dia a dia na escola e também de temas sobre educação, consolidando a sua expertise no tema e tornando a sua escola uma referência. Isso aumenta a confiança e respeito dos pais pela instituição.
  • O blog pode oferecer materiais ricos para download, como e-books e planilhas que sejam relevantes. Para receber esses materiais, os pais devem fornecer o e-mail e, assim, você consegue criar uma base de e-mails para investir em outras ações e/ou fazer contatos com os interessados.

 

E-MAIL MARKETING

  • Você tem uma lista com os contatos de todos os pais que têm filhos na sua escola? Esse é o primeiro passo para investir numa boa estratégia de e-mail marketing. Se não tiver, pense em estratégias para capturá-los.
  • A captação dos e-mails pode ser feita por meio do blog da escola e ainda pelo site. Com formulários como: Valores de mensalidade/Agende uma visita/Saiba mais sobre esses conteúdos
  • O conteúdo do e-mail deve ter informação relevante e de qualidade, que interesse verdadeiramente os pais.
  • Ainda, o conteúdo deve ser simples, direto e instigar o interesse dos pais. As pessoas precisam sentir que é vantajoso continuar recebendo esses e-mails.

 

 

——-

 

Confira as dicas do Wessley Oliveira, especialista em Marketing Digital da Editora Positivo, para você aplicar aí na sua escola, gestor!

 

→ As escolas precisam estar cada vez mais preparadas para realizar ações digitais, pois as famílias e os alunos estão sempre conectados. O “boca a boca” agora está acontecendo nas mídias sociais e uma avaliação negativa tem muito poder sobre a decisão de outras famílias, mesmo que não se conheçam. As escolas que não estiverem engajadas em estratégias digitais aos poucos vão perder espaço, pois a forma de consumir conteúdo mudou. É preciso encantar os pais antes mesmo de conhecerem a escola. Por isso, é muito importante atender bem os pais tanto virtual quanto presencialmente.

 

→ Para criar o melhor conteúdo para seu público, é preciso conhecer seus interesses e também suas dores, ou seja, ser empático. Depois disso, crie conteúdos originais, simples e diretos, que tragam soluções e levem a um diálogo. Não existe uma fórmula para o sucesso, o que existe é uma conversa. Esteja sempre aberto a diálogos e a aprender com o seu público. Esse é o caminho para uma campanha de resultado!

Seja uma escola conveniada. Seja Positivo.




23/08/18

Muro de colégio foi assunto nacional

Com uma única ação de marketing, escola conveniada teve repercussão em todo o país

28/10/19

“Jobs to Be Done”: Entenda o que faz um cliente procurar sua escola

O consumidor precisa resolver uma situação. Será que você está o atendendo?

23/08/18

Cenário econômico muda comportamento dos pais

Janeiro é o mês de maior procura das famílias por escolas

20/08/19

Dicas para fazer um diagnóstico organizacional da sua escola

Olhar para dentro significa se preparar para os desafios e para a concorrência do universo educacional